terça-feira, 1 de maio de 2012

Você sabe o que é arroz parboilizado? É Bom Saber...


Você sabe o que é arroz parboilizado? É Bom Saber...

Embrapa informa (recebido por e-mail):


O que é arroz parboilizado?


A palavra parboilizado teve origem na adaptação do termo inglês parboiled, proveniente da aglutinação de partial + boiled, ou seja, "parcialmente fervido". 
Não se trata de arroz parafinado, ou colado, como muitos pensam. O processo de parboilização baseia-se no tratamento hidrotérmico a que é submetido o arroz em casca, pela ação tão somente da água e do calor, sem qualquer agente químico. 

A parboilização é realizada através de três operações básicas: 
1. Encharcamento: o arroz em casca é colocado em tanques com água quente por algumas horas. Neste processo, as vitaminas e sais minerais que se encontram na película e germe, penetram no grão à medida que este absorve a água. 
2. Gelatinização: Processo Autoclave - o arroz úmido é submetido a uma temperatura mais elevada sob pressão de vapor, ocorrendo uma alteração na estrutura do amido. Nesta etapa, o grão fica mais compacto e as vitaminas e sais minerais são fixados em seu interior.
3. Secagem: O arroz é secado para posterior descascamento, polimento e seleção.


Suas vantagens são:

- Rico em vitaminas e sais minerais, devido ao processo de 
parboilização;
- Quando cozido, fica sempre soltinho;
- Rende mais na panela;
- Requer menos óleo no cozimento;
- Pode ser reaquecido diversas vezes, mantendo suas propriedades;
- Alto grau de higiene no processo de industrialização;
- Conserva-se por mais tempo;
- Não usa produtos químicos.
Detalhe: O Brasil detém a tecnologia de parboilização mais avançada do mundo!


Wikipédia fala sobre esse arroz AQUI.


. Eu não conhecia essas propriedades e sou consumidora assídua desse grão! Ele absorve muito mais água que o grão comum, se para este a proporção geralmente é de um copo de arroz para dois de água, com o parboilizado a proporção em casa é de um copo de arroz para QUATRO de água, fica muito soltinho e rende demais!
. Quando recebi o e-mail decidi compartilhar aqui porque é sempre válido o compartilhamento de informações em prol da saúde. 
. Bjs. Leila Diniz. PS: volto mais tarde com a postagem normal.

13 comentários:

  1. Aqui em casa só usamos arroz parborilizado há anos!
    Achamos mais gostoso e mais fácil de fazer! :[

    Suas dicas e informações muitos válidas!

    Ameiii Leila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. . eu tb uso e agora mais que recomendo, realmente é fácil de fazer, embora use muito mais água que o tradicional, risos.
      . bj. fique com DEUS.

      Excluir
  2. bom saber.. axo uma delicia mas naum sabia do bem desse arroz ... vou compra lo ... beijos flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. . compra sim meu anjo e ele rende muuuuuuuuuuuuuuuito mais que a medida do tradicional.
      . bj. fique com DEUS.

      Excluir
  3. Muito bom! Eu não sabia de tudo isso, mas já comprei desse arroz algumas vezes. Eu deletei o blog ontem à noite, mas já recuperei ele de novo. Bjocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. . como assim deletou? acidentalmente? espero que vc esteja bem.
      . bj. fique com DEUS.

      Excluir
  4. Show de informação.
    Já usei por muitos anos, hoje uso o integral e o branco por preferência da Bia mas estou repensando...
    Bjnhos e bom findi.

    Ps.: Meus SMS estão indo pela metade??? Será que preciso apagar nossos papos pois a memória está cheia??? Estou com pena??? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. . apresenta o parboilizado para a Bia, eu tb prefiro arroz branco, talvez ela se adapte com esse que parece muito o branco, mas com propriedades nutritivas parecidas com o integral (que acho chatinho de fazer).
      . sim, seus smss estão vindo cortados, aparece frase solta, sem sentindo, acho que vai ter que limpar a memória então sim, risos.
      . bj. fique com DEUS.

      Excluir
  5. amiga, aqui em casa eu só compro dele acho mais gostoso, soltinho, porem nao sabia que ele acabava sento mais nutritivo rrsrsr bjnho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. . eu tb Amy querida, esse coment´rio poderia ter sido escrito por mim, risos.
      . bj. fique com DEUS.

      Excluir
  6. Parabéns pela informação do teu post. Eu gosto muito deste tipo de arroz ! Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito desta opção de arroz, mas é só fazer em casa e as crianças reclamam do gosto diferente. Eu coloco óleo de oliva e sazon para tentar disfarçar mas nada engana esses danadinhos. Fazer o que né?
    Super beijos.
    Com carinho
    Mi
    http://www.michellebueno.com

    ResponderExcluir
  8. aQUI EM CASA É O PARBOILIZADO QUEM MANDA! RS

    ADOOOOROO!

    BJAO lEILA

    ResponderExcluir